14 jan Como Fazer Limpeza de Carpete ?
Não tem nada mais gostoso que acordar pela manhã, com os pés ainda descalços e pisar sobre o carpete macio e quentinho, ou então sentar no carpete da sala para assistir um filme com a família.
Para manter o tapete o mais limpo possível durante as limpezas periódicas da casa basta usar o aspirador de pó, passe o aspirador de pó no sentido das fibras do tapete, lentamente para sugar bem todas as partículas de sujeira.
É uma limpeza superficial, mas que ajuda a manter os carpetes aparentemente limpos, principalmente para quem tem animais de estimação.
Nunca use a vassoura para varrer o carpete, porque isso faz com que a poeira acumulada levante e se espalhe por todo o ambiente, além disso, as cerdas duras da vassoura estragam as fibras dos carpetes.
Então evite a vassoura e passe apenas o aspirador de pó, ou a vassoura elétrica – que não deixa de ser um aspirador de pó com um nome comercial diferente para a mesma função “aspirar o pó”.
Depois espalhe bicarbonato de sódio sobre o tapete, deixe agir por uns 15 minutos e depois aspire novamente o carpete. Está é uma limpeza de carpete a seco que pode ser feita semanalmente.
Como retirar os pelos que não saem?
Quem tem animais de estimação sabe que nem sempre o pelo sai com o aspirador de pó, principalmente dos gatos que parecem se impregnar no carpete, neste caso uma boa opção é usar um pano úmido com um pouco de 1 parte de vinagre branco e 1 parte de água, ou então colocar a água e o vinagre em um borrifador e passar o aspirador.
Use o pano quase seco, bem torcido e passe no carpete fazendo movimentos circulares, você vai perceber que os pelos aderem ao pano e vão se aglomerando. O vinagre é bom para evitar e eliminar o mofo e odores, além de deixar as fibras do tapete mais brilhosas.
Tem pessoas que não gostam do cheiro forte do vinagre, neste caso pode acrescentar um pouco de essência sem óleo na mistura de água e vinagre.
Como Tirar as Machas no Carpete?
Caiu aquele cafezinho puro no carpete claro…. Não se desespere! Limpe imediatamente antes que a mancha seque, porque depois de seca… ai pode se desesperar…. brincadeira, mas é muito mais difícil tirar manchas já secas, por isso aproveite enquanto elas estão molhadas para limpar o carpete.
Existem produtos específicos para tirar manchas do carpete como o Vanish Karpex, que promete remover as manchas e deixar o seu tapete cheiroso, mas se você não gosta de usar produtos químicos e prefere usar produtos naturais para limpar o carpete, siga esses três passos simples:
Faça uma misturinha para remover as manchas usando 2 partes de água oxigenada 10 volumes e 1 parte de detergente neutro;
Seque a área da mancha com um papel toalha ou um pano seco e limpo;
Passe um pouco da misturinha e adicione bicarbonato de sódio, esfregue suavemente e depois remova a mistura usando vinagre e água em partes iguais.
Procure não deixar o carpete encharcado, depois de limpar a área manchada passe um pano seco ou até use o secador de cabelo para acelerar a secagem.
Caiu Chiclete no Carpete, O Que Eu Faço?
Quase todo mundo sabe daquele troque de passar gelo no chiclete para remover da roupa, só que as vezes essa teoria na prática não é muito prático e vai molhar o carpete o que não é legal, outra forma de resolver o problema de um chiclete no carpete é usar um ferro de passar, ao invés de congelar o chiclete, vamos queimar – o chiclete, não o tapete pelo amor de Deus!
Cubra o chiclete com papel toalha e coloque o ferro quente por alguns minutos até ele grudar na toalha de papel e depois remova a toalha com o chiclete e pronto.
Lavagem de Carpetes
Não tente lavar o carpete, pelo menos uma vez por ano, chame a Carpetel para dar aquela faxina geral no seu carpete, porque se você fizer isso sozinho(a) pode acabar com um tapete cheirando “cachorro molhado”, ter problemas com mofo e o pior estragar o carpete, então deixe isso para as empresas de limpeza de carpete especializadas e evite dores de cabeça.
Essa higienização de carpetes feita pelo menos uma vez ao ano é importante e necessária para aumentar a vida útil do seu carpete e eliminar a sujeira mais pesada que fica retida nas fibras e que não conseguimos eliminar com a limpeza doméstica. E junto com a sujeira vão embora os ácaros, as bactérias e outros microrganismos que vivem nos carpetes e que fazem mal a nossa saúde.
Porque mesmo que os tapetes sejam feitos de materiais antibacterianos e anti-ácaro, a poeira que se acumula entre os vãos das fibras está repleta de pele morta que são um verdadeiro banquete para as bactérias e para o ácaros.
Espero que as dicas tenham sido úteis, se gostou do post da um compartilhe!